Instalação IDE MPLABX no Windows 8

mplabx

 

Vamos acompanhar agora o procedimento para instalação da nova versão da IDE (Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento) da Microchip, a IDE MPLABX no Windows 8.

Em primeiro lugar vamos fazer o download da IDE MPLABX da Microchip diretamente no site da fabricante através do link abaixo:

download MPLABX

Nata data desta publicação, a versão disponível é a 1.70 que ocupa 320Mb na versão Windows e também está disponível para Linux e MAC.

Microchip MPLABX

Após finalizado o download, descompacte o arquivo e execute o instalador. selecione “next” nas duas primeiras telas de instalação.

Instalação IDE MPLABX

Instalação IDE MPLABX

 

É preciso aceitar a licença do software. O texto está em inglês e se estiver de acordo, selecione o marcador “I aceept the agreement” e em seguida “next”.

Instalação IDE MPLABX

 

A tela seguinte indica onde a IDE MPLABX será instalada. Selecione a pasta desejada ou utilize a pasta padrão (recomendado) e click em “next”.

Instalação IDE MPLABX

 

Mais uma vez confirme a instalação selecionando “next”.

Instalação IDE MPLABX

 

Isso fará a instalação iniciar a cópia dos arquivos para a pasta destino.

Instalação IDE MPLABX

 

Caso já possua uma versão anterior da IDE Mplab instalada em seu computador será apresentada a caixa de diálogo abaixo, clique em “ok”.

Instalação MPLABX

 

A instalação está completa, selecione “Finish” para concluí-la.

Instalação MPLABX

 

Basta selecionar o ícone criado no menu do Windows 8 para começar a utilizar a IDE MPLABX.

Instalação MPLABX

 

 

Esta é a nova Interface da IDE MPLABX. Nos próximos artigos será mostrada a integração do MPLABX com o Compilador CCS e a criação de um novo projeto utilizando linguagem C.

Instalação MPLABX

 

Marcelo Maciel

facebooktwittergoogle pluslinkedin

Engenheiro de Controle e Automação e Técnico Eletrônico com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de dispositivos microcontrolados para pequenas e médias empresas em diversos ramos. Além disso, possui vivência na área de Automação em grandes empresas desde 1999.


Your Turn To Talk

Your email address will not be published.